Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cabo Júlio é condenado por crime de difamação

    O Tribunal Regional Eleitoral de Minas, na sessão desta sexta-feira (30), condenou, por unanimidade, o deputado estadual Júlio César Gomes dos Santos - Cabo Júlio (PMDB) - a quatro meses de detenção e seis dias-multa, por crime de difamação, fato ocorrido em 2010, contra o deputado estadual Washington Fernando Rodrigues - Sargento Rodrigues (PDT). A pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços gratuitos à comunidade ou entidades públicas, pelo mesmo período, nos termos do § 2º, do art. 44, do Código Penal.

    O relator do processo, juiz Maurício Ferreira, fixou o cálculo do dia-multa em um trigésimo do salário mínimo vigente em março de 2010 (época do fato), conforme art. 49, § 1º, do Código Penal. Dessa forma, o valor total da multa vai corresponder a seis vezes o valor fruto do cálculo estipulado. Já as tarefas vão ser executadas em entidades a serem determinadas pelo juiz responsável pela execução da pena.

    O TRE não decretou a perda do mandato eletivo do deputado Cabo Júlio por ter sido a pena inferior a um ano, seguindo previsão legal (art. 92, I, a, do Código Penal). A decisão será encaminhada ao juiz eleitoral competente para análise e eventual anotação administrativa da suspensão de direitos políticos no Cadastro de Eleitores. Em caso de recurso contra a decisão, o deputado vai poder recorrer em liberdade.

    O relator afirmou que, da leitura das matérias denunciadas como difamatórias, veiculadas pelo Cabo Júlio em seu blog em 2010, depreende-se que foram direcionadas a possíveis eleitores do Sargento Rodrigues, “com o nítido propósito de criar idéias e impressões negativas em relação a sua pessoa, convencendo o eleitorado de que não seria a vítima, a melhor pessoa para representá-los politicamente”. “Não foram meras críticas à atuação política do deputado Sargento Rodrigues que lhe foram imputadas, pois havia o claro intuito da macular a sua imagem, sua fama, sua reputação perante o eleitorado”, disse o relator.

    Em 2010, Cabo Júlio exercia o cargo de vereador em Belo Horizonte e a vítima o cargo de deputado estadual em Minas. O juiz Maurício Ferreira conclui pela condenação, ressaltando que “ambos tinham a mesma base eleitoral, a tropa da Polícia Militar de Minas Gerais, e que, no ano de 2010, ambos disputaram as eleições para o cargo de deputado estadual”.

    Nas Eleições 2014, Cabo Júlio e Sargento Rodrigues foram reeleitos para o cargo de deputado estadual.

    Processo relacionado: AP 5477

    • Publicações2537
    • Seguidores284545
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabo-julio-e-condenado-por-crime-de-difamacao/163762851

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)