Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidentes de Tribunais Eleitorais se reúnem em Belo Horizonte

    Presidentes de Tribunais Eleitorais de todo o país se reuniram nesta sexta-feiraem Belo Horizonte, no 61º Encontro do Colégio de Presidentes. Na abertura, a ministra Cármen Lúcia fez um balanço de sua gestão à frente do TSE, que se encerrará no dia 19 de novembro. Entre os vários temas tratados no Encontro, os presidentes se posicionaram contrários à proposta de Emenda Constitucional 31, que sugere alterações na composição das Cortes Eleitorais.

    Em seu pronunciamento, a ministra Cármen Lúcia informou que já deixou adiantados vários procedimentos de contratação para as eleições 2014 e que o processo judicial eletrônico, no âmbito da Justiça Eleitoral, também avançou em sua gestão, inclusive com a realização de testes no sistema. A presidente do TSE também ressaltou os avanços da biometria no País, considerado um “projeto de Estado”: em 2014, cerca de 22 milhões de brasileiros serão identificados na eleição pelo sistema biométrico, que já estará adotado na sua integralidade em 10 capitais e quatro unidades da Federação.

    No turno da tarde, os presidentes de TREs discutiram, entre outros temas, os problemas referentes à Proposta de Emenda Constitucional 31, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

    O Encontro foi presidido pelo desembargador Flávio Pascareli, presidente do Colégio de Presidentes e do TRE do Amazonas. O desembargador Antônio Carlos Cruvinel, presidente do TRE-MG e vice-presidente do Colégio, atuou como secretário do evento.

    Abaixo, a íntegra da Carta final do Encontro:

    CARTA DE BELO HORIZONTE

    O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS, em seu 61º Encontro, abrilhantado com a palestra da Excelentíssima Senhora Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, reuniu-se em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 08 de novembro de 2013, e, após deliberar sobre os temas constantes de pauta concluiu nos seguintes termos:

    Parabenizar a Ministra Cármen Lúcia pela profícua gestão à frente do Tribunal Superior Eleitoral, pautada pelo diálogo com os Tribunais Regionais Eleitorais e pelo sucesso na condução do pleito de 2012 e na preparação das eleições de 2014;

    Posicionar-se contrário à Proposta de Emenda Constitucional nº 31, que sugere alterações na composição das Cortes Eleitorais, pois a atual estrutura da Justiça Eleitoral vem garantindo a excelência na prestação jurisdicional da Instituição;

    Reconhecer a implantação da biometria no País como um importante projeto de Estado, para o qual a Justiça Eleitoral vem contribuindo decisivamente;

    Reafirmar a expressiva e permanente vontade na realização de esforços comuns para o aperfeiçoamento dos trabalhos da Justiça Eleitoral e para o aprimoramento da democracia no País.

    • Publicações2537
    • Seguidores284546
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidentes-de-tribunais-eleitorais-se-reunem-em-belo-horizonte/112085447

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)