Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Partidos devem entregar lista de filiados à Justiça Eleitoral até 14 de abril

    Os partidos políticos têm até o dia 14 de abril para encaminhar à Justiça Eleitoral apenas via internet - a relação dos seus filiados. A lista deve conter o nome de todos os filiados na respectiva zona eleitoral, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos e a data do deferimento das respectivas filiações (Lei nº 9.096/95, art. 19, caput).

    O vice-presidente do TRE-MG e corregedor regional eleitoral, desembargador Brandão Teixeira, encaminhou ofício aos juízes dos cartórios eleitorais recomendando a divulgação do cronograma de processamento dos dados sobre filiação partidária aos diretórios municipais. Também encaminhou para os diretórios regionais dos partidos políticos cópia do Provimento nº 2/2011, da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE/TSE), reforçando a atenção aos prazos estabelecidos.

    Na hipótese de inexistir diretório ou comissão provisória no município, caberá ao diretório regional, e na ausência deste, ao nacional, o ônus de apresentar a relação de filiados.

    Somente poderá filiar-se a partido político o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos, ressalvada a possibilidade de filiação de eleitor considerado inelegível. Para concorrer a qualquer cargo eletivo, o eleitor deve estar filiado ao respectivo partido político até pelo menos um ano antes da eleição. Em outubro, haverá outro prazo para encaminhamento da relação de filiados à Justiça Eleitoral, segundo a legislação em vigor.

    Segundo dados do TSE (fev/2011), dos 14.508.641 eleitores cadastrados em Minas Gerais, 1.487.503 estão filiados a partidos políticos (10,25%). Em Belo Horizonte, 126.491 eleitores estão filiados (6,9% do eleitorado). Mais informações sobre filiação partidária no site do TRE .

    • Publicações2537
    • Seguidores284545
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partidos-devem-entregar-lista-de-filiados-a-justica-eleitoral-ate-14-de-abril/2642703

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)