Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal confirma cassação do prefeito de Viçosa

    Por unanimidade (6 votos a 0), o TRE-MG decidiu, na sessão desta quinta-feira (27), manter a cassação do prefeito e da vice-prefeita de Viçosa (Zona da Mata), Raimundo Nonato Cardoso (PSDC) e Lúcia Duque Reis (PT), por irregularidades na campanha eleitoral de 2008. Com a decisão, os juízes determinaram a diplomação e posse do segundo colocado, Celito Sari (PR), e de seu vice, Dirceu Coelho, após o julgamento (e a publicação da decisão) de eventuais embargos de declaração que possam ser apresentados.

    O juiz relator do processo, Benjamin Rabello, avaliou que o prefeito reeleito adotou condutas passíveis de desequilibrar o pleito. Ele ressaltou que houve a caracterização de abuso de poder político e arrecadação ilícita de recursos.

    A representação contra o prefeito e o vice foi proposta pela Coligação Por Uma Viçosa Melhor (PR/PT do B/PV/PRB), liderada pelo candidato Celito Sari e tinha como fundamentos as seguintes acusações: recebimento de doação, para a campanha eleitoral, de recursos de fontes vedadas (Rádio Viçosa FM Ltda e Engepol-Engenharia Pontenovense Ltda); irregularidades na prestação de contas consistentes em falta de assinatura em recibos eleitorais, omissão na apresentação das despesas com veículos e pagamento de horas extras a vários servidores ocupantes de cargos em comissão para que contribuíssem com a campanha eleitoral.

    Votação de 2008 em Viçosa:

    Candidato
    Part./Colig.
    Votos
    %
    RAIMUNDO NONATO CARDOSO
    PSDC - PC do B/PDT/PMN/PTB/PMDB/DEM/PT/
    PSDC/PSDB/PHS/PTN/PRTB/PPS
    16.841
    42,91
    CELITO FRANCISCO SARI
    PR - PR/PT do B/PV/PRB
    16.546
    42,16
    SÉRGIO CARDOSO PINHEIRO
    PSB - PSL/PP/PSB
    5.570
    14,19
    CÉSAR AUGUSTO DE MELO FELISBERTO
    PTC - PTC/PSC
    288
    0,73

    • Publicações2537
    • Seguidores284543
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações227
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-confirma-cassacao-do-prefeito-de-vicosa/2209101

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)