Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inaugurada a nova sede dos cartórios eleitorais de Belo Horizonte

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), inaugurou nesta segunda-feira (1º) a nova sede dos cartórios eleitorais de Belo Horizonte, à Avenida do Contorno, 7.038, no Bairro de Lourdes, próximo ao Colégio Estadual Central. Também foi instalada a Região Eleitoral Central, uma das 12 regiões eleitorais da Justiça Eleitoral em Minas, criadas para aperfeiçoar a qualidade e a eficácia dos serviços operacionais. A sede da Região Central do TRE, em Belo Horizonte, ganhou o nome de

    A denominação foi sugerida pelo presidente do TRE como forma de homenagear o ex-vice-governador de Minas (1966 a 70), ex-parlamentar e jurista Pio Canedo, que teve o centenário de nascimento comemorado no dia 21 de agosto de 2009.

    Durante a solenidade, o desembargador Almeida Melo ressaltou a importância do novo prédio para a melhoria da prestação de serviços aos eleitores anteriormente atendidos nos bairros Cidade Jardim e Cidade Nova. Em seu discurso , o presidente do Tribunal disse que a Justiça Eleitoral está atenta à necessidade de aproximação com os eleitores e que, especialmente no período em que ocorre maior procura pelos serviços dos cartórios, há a intenção de se colocar mais pontos de atendimento à disposição dos cidadãos. Estiveram presentes ao evento familiares de Pio Canedo, o deputado federal Paulo Abi-Ackel, o ex-senador e presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, membros da magistratura e do Ministério Público e autoridades municipais. Na ocasião, foi distribuído ao público o relatório de gestão 2008/2009 do Tribunal.

    Pólo de Atendimento

    O desembargador Almeida Melo fez questão de lembrar que o Pólo de Atendimento ao Eleitor inaugurado nesta segunda-feira seguiu rigorosamente todas as regras previstas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prédio de 11 andares foi adaptado para atender às normas de acessibilidade, inclusive com piso próprio para portadores de deficiência visual.

    O atendimento integrado ao público será feito no andar térreo, com acesso direto, sem escadas, e contará com 16 guichês e balcão de informações com altura diferenciada para atendimento de pessoas em pé e em cadeira de rodas. Simultaneamente ao atendimento nos guichês, que continuará sendo feito por meio de senha por ordem de chegada (à exceção dos que têm prioridade legal de atendimento), o espaço tem capacidade de acomodação de cerca de 80 pessoas assentadas. O novo prédio estará interligado com os computadores do TRE situados na avenida Prudente de Morais através de fibra ótica.

    Atendimento

    O novo prédio tem estrutura para atender aos mais de um milhão e trezentos mil eleitores que eram anteriormente atendidos nos bairros Cidade Jardim e Cidade Nova. A Central de Atendimento ao Eleitor, que funcionava no prédio anexo do TRE, à Avenida Prudente de Morais nº 320, também foi transferida para o novo prédio. Todos os eleitores das zonas 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 39, 331 e 332, que precisarem dos serviços da Justiça Eleitoral para alistamento, transferência ou segunda via de título deverão procurar o novo endereço a partir desta terça-feira, dia 2 de fevereiro. Apenas os cartórios eleitorais que funcionam no Barreiro e em Venda Nova permanecerão sem alterações no endereço.

    Informações sobre a mudança no atendimento dos cartórios pelo Disque-Eleitor: basta ligar 148 ou 3291-0004.

    CARTÓRIOS ELEITORAIS DE BELO HORIZONTE *

    ZONA ELEITORAL
    ENDEREÇO ANTERIOR
    NOVO ENDEREÇO
    26ª
    R. Bernardo Mascarenhas, 317 Cidade Jardim
    Avenida do Contorno, 7.038 - Bairro de Lourdes
    34ª e 35ª
    R. Bernardo Mascarenhas, 257 Cidade Jardim
    30ª e 33ª
    R. Conde Linhares, 326
    Cidade Jardim
    28ª, 29ª, 31ª, 32ª, 37ª e 332ª
    Av. Prudente de Morais, 280/320 - Cidade Jardim
    331ª
    Av. Cristiano Machado, 1.577 - Cidade Nova
    27ª e 39ª
    Av. Cristiano Machado, 1.708 - Cidade Nova

    * Os cartórios eleitorais do Barreiro (36ª e 333ª) e de Venda Nova (38ª e 334ª) continuam a funcionar nos mesmos endereços.

    Crédito das fotos: Grayce Malagoli

    • Publicações2537
    • Seguidores284544
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1230
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inaugurada-a-nova-sede-dos-cartorios-eleitorais-de-belo-horizonte/2076817

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)