Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Julgado recurso envolvendo o registro de candidatura do ex-prefeito de Itabirito

    O TRE de Minas Gerais julgou nesta terça-feira (25) os embargos apresentados pelo ex-prefeito de Itabirito, Waldir Silva Salvador de Oliveira (PSDB), contestando decisão do Tribunal de dezembro de 2008 que considerou insanáveis as irregularidades nas prestações de contas na sua gestão anterior na prefeitura (1989/1992) - o que ocasionou o indeferimento do registro de sua candidatura para as últimas eleições. Os embargos apresentados foram rejeitados por unanimidade pelo TRE, a partir do voto da juíza relatora, Mariza Porto, confirmando, assim, a inelegibilidade do candidato para as eleições de 2008.

    O processo retornou esta semana de Brasília, para o julgamento do mérito dos embargos, pois o TSE, em grau de recurso, considerou que a apresentação desses embargos estava dentro do prazo legal, ao contrário de entendimento anterior do TRE.

    Desde o início do ano, a prefeitura do município está sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alexander Silva Salvador de Oliveira.

    Votaram nas últimas eleições em Itabirito 30.239 eleitores. Como os votos dados a Waldir Silva Salvador de Oliveira foram considerados nulos, sua votação está zerada na divulgação dos resultados no site do TRE.

    Veja a votação dos demais candidatos:

    Candidato - nome de urna
    Part./Colig.
    Votos
    %
    MANOEL DA MOTA
    PMDB - PDT/PMN/PTB/PMDB/PT/PR/PSDC/PRTB/PPS
    13.644
    97,12
    LUIZ FLAVIO NIQUINI
    PT do B
    404
    2,88
    JUNINHO (Waldir Silva S. Oliveira)
    PSDB - PSDB/PV/PHS/PSL/PTN/PSC/DEM/PTC/PRB
    0
    0,00
    Brancos (Prefeito)
    496
    1,64
    Nulos (Prefeito)
    15.695
    51,90

    • Publicações2537
    • Seguidores284543
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgado-recurso-envolvendo-o-registro-de-candidatura-do-ex-prefeito-de-itabirito/1778647

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)