Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atletas do futebol mineiro apoiam projeto que incentiva alistamento eleitoral de jovens

    Em parceria com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e com a União Colegial de Minas Gerais (UCMG), o TRE lançará, na próxima semana, o projeto “Se Liga 16”, que pretende incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos, idade em que a inscrição como eleitor e o voto ainda são facultativos. O projeto, que utilizará a hashtag criada pelo TSE #vempraurna, ganhou o apoio de três jovens atletas do futebol mineiro (foto).

    O goleiro Matheus (21 anos), do América, e os volantes Fillipe Soutto, 22 anos, do Atlético, e Lucas Silva, de 21 anos, do Cruzeiro, cederam suas imagens gratuitamente, mostrando o título de eleitor, para ilustrar o material gráfico do “Se Liga 16”.

    Seguindo o exemplo do Ronaldo “Fenômeno”, que na década de 1990 também estrelou uma campanha semelhante feita pela Justiça Eleitoral, os jovens jogadores ressaltaram a importância do alistamento eleitoral a partir dos 16 anos. Segundo Lucas Silva, “apesar de ser novo, o jovem tem papel muito importante nas eleições”. Fillipe Soutto destacou que “é importante o jovem participar, para fazer parte da democracia. Ele vai ser afetado, bem ou mal, pelo que for fazer o político eleito”. O goleiro Matheus também demonstrou estar atento à cidadania, contando que sempre fez questão de votar, e explicou: “(...) é importante que o jovem participe, saiba o que está acontecendo no país e em seu estado e tenha a sua opinião”.

    O “Se Liga 16” vai levar o ônibus do “TRE Aqui”, destinado ao atendimento itinerante do eleitor, para cerca de dez escolas de Belo Horizonte, de modo a facilitar que os jovens a partir dos 16 anos tirem o título de eleitor. Quem tiver quinze anos e for completar 16 até a data da eleição (5 de outubro) também poderá se alistar. Neste ano, a data limite para o alistamento (e também para transferência e regularização do título) é 7 de maio. Será a primeira vez que o ônibus, utilizado durante o recadastramento biométrico em Divinópolis, será usado na capital mineira.

    A agenda dos atendimentos ainda será definida, mas já é importante ressaltar que os documentos necessários são o documento de identidade original com foto (exceto passaporte e carteira de motorista), comprovante de endereço recente, e, para eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos, certificado de quitação do serviço militar.

    O lançamento do projeto será no próximo dia 18 de março, às 9h, na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, na rua Ouro Preto, 1144, Santo Agostinho, Belo Horizonte, com a presença do presidente do TRE, desembargador Wander Marotta.

    Confira o vídeo com os jogadores

    Conheça a página do projeto Se Liga 16

    • Publicações2537
    • Seguidores284545
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atletas-do-futebol-mineiro-apoiam-projeto-que-incentiva-alistamento-eleitoral-de-jovens/113998966

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)